domingo, 5 de março de 2017

Criando rituais e tradições

17015645_980880775377990_1159022263645621547_o.jpg
photo by Ritinha Catita
Criando rituais e tradições
PDF 868

Padrinhos e madrinhas com afilhados e afilhadas, reuniram-se com amigos, parentes e agregados, em uma festa combinada. Uma confraternização pseudo-carnavalesca na Casa da Mangueira.

A confraternização quase carnavalesca, aconteceu pelo simples fato de criar um tema, a partir de um carnaval recente no calendário, e a comemoração dos aniversariantes dos meses próximos e anteriores ao evento. Bem como a comemoração de um ingresso na universidade, de uma filha da casa, trocando a gastronomia por pedagogia; Vai misturar tudo, gastronomia com pedagogia e contação de história. Fazer uma salada, uma misturada e inventar histórias e receitas pedagógicas.

Padrinhos e madrinhas com afilhados e afilhadas é a denominação utilizada depois das oficinas de contação de histórias na Casa da Mangueira. Cada contador de história na condição de afilhado e afilhado da casa, escolhe seus padrinhos e madrinhas, entres aqueles que lhe inspiram e os que o adotam. Em um ritual de entronização da Casa da Mangueira.

A comemoração de uma data ou evento é com um bolo simbólico, formado de inúmeros sonhos, onde cada um se serve provando e degustando desejos e sabores. Construindo um sonho, o sabor leva as mensagens à mente. Um bolo inventado e tradicionalmente utilizado.

Ruins da cabeça e doentes do pé estiveram presente. Não são bons sujeitos para um samba. Mas o que importa é estar presente para a comemoração e bebemoração com direito a biscoitel e feijoada à moda da Senzala, ou seja, com tudo que tem direito, do rabo ao focinho do porco, passando pela orelha e pelo pé. E seus acompanhamentos tradicionais como farofa, arroz branco e couve. Não podendo faltar a laranja e o limão que têm como finalidade principal de reduzir as gorduras, com seus ácidos cítricos.

Mas há os que prefiram uma feijoada á moda da Casa Grande, com pertences selecionados, um básico de charque, linguiça e lombo salgado, também conhecida como mini feijoada.

Rituais e tradições podem ser criados e até inventados, como também pode ser apropriados de outros grupos, dando valores de reconhecimento com adaptações para participar e pertencer a um novo grupo. Uma disputa social entre grupos, tribos, guetos e nichos,  dentro de uma sociedade.

A GRES Unidos da Casa da Mangueira fez seu desfile parado, na sombra da mangueira. Apresentando o samba enredo “Olha eu na foto” com um puxador de samba e percussionista, nascido e criado na terra da garoa. E como a foto não tem som nem movimento, não percebemos os deslizes na avenida. Nem a paradinha da bateria e a evolução dos mestre salas e porta bandeiras.

17155625_980882448711156_6200444684346673651_n.jpg
photo by Ritinha Catita

05/03/2017

Roberto Cardoso Maracajá

6 comentários:

  1. Amei a matéria A GRES Unidos da Casa da Mangueira. Faltou o susto de uma catita. Imagine uma catita com medo de um rato de bombril? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um problema, Natal está infestada de catitas. Tem Catita poeta e Catita locomotiva. E também tem o buraco da Catita

      Excluir
  2. É sempre um prazer para os meus olhos e enlevada emoção te ler caro Roberto Cardoso. O lúdico que há em ti, entrelaçada pelo cômico faz de ti um cidadão maravilhoso; que apesar de te conhecer a tão pouco tempo passei a ter uma admiração por ti. Mas falando do texto aqui; fico feliz ao ver essas coisas o mundo não precisa de problemas e sim de solução. Eu ; levandoo consciencia e cidadania a todos os lugares. O trabalho da Daluzinha com os demais contadores de história, aliás exímias contadoras como Ritinha Catita (um doce de pessoa) e Eva Potiguar (ela abraça o que faz)e as demais pessoas envolvidas. Sim mas vim aqui para comentar o a matéria acima; parabéns pelo conjunto de idéias e para todos que estão envolvidos; só peço uma coisa quando for pra cantar o samba na mangueira me chama ; samba écomigo mesmo kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bróis, obrigado pelo elogios concedidos. Mas o arrastador do samba é o Matias, que fez estagio com os Demônios da Garoa e Mamonas Assassinas,....rs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Um texto lindo!! Parabéns nobre amigo escritor Roberto Cardoso! Encontro-me nas entrelinhas, nessa agremiação de amor. Maravilhoso é ter amigos e você dar vida a cada encontro de sonhos, sonhados num coletivo de alegria na casa da Mangueira da fada Daluzinha. Valeu!!

    ResponderExcluir